Escola.jor
Banner do vídeo Como criar gráficos animados?, da Escola.jor

Como fazer um gráfico animado

Gráfico animado, com informações correndo na tela? Este vídeo aqui é para quem quer aprender, com uma plataforma GRATUITA, a criar gráficos de corrida (também conhecidos como Bar Chart Race). Uma ferramenta incrível para jornalistas e produtores de conteúdo que trabalham com visualização de dados e querem encontrar maneiras de contar informações de forma mais interessante.

Os capítulos do vídeo

Objetivo deste vídeo

Apresentar uma nova forma de criar visualização de dados para quem é jornalista, produtor de conteúdo, trabalha com redes sociais e etc. No vídeo acima você vai ter o passo a passo de como criar um gráfico animado, de corrida de barras, pra contar histórias para a sua audiência.

Introdução

Mais um tutorial aqui na Escola.jor e, agora, é sobre um daquele tipo de visualização que você já deve ter visto nas redes sociais por aí: o gráfico de corrida de barras (também chamado de Bar Chart Race). Super legal, interativo… Os valores vão mudando conforme um período de tempo específico e os seus leitores com certeza vão ter acesso a uma ferramenta muito mais interativa.

O que é Flourish?

O Flourish é uma plataforma que democratizou a produção de gráficos e outras formas de visualização de dados. As possibilidades são várias – e você pode criar projetos das mais diversas categorias e complexidades. Vai do seu interesse em compreender a ferramenta.

É só acessar flourish.studio para você começar a entrar no maravilhoso mundo de Flourish e da visualização de dados.

Escolhendo o tipo de chart race

Uma coisa é certa: você vai ver que a maior parte das visualizações que utilizam este método de corrida (o Bar Chart Race), são visualizações que utilizaram o Flourish. É um template muito fácil de entendermos que foi feito no Flourish.

É muito simples escolher a opção de Bar Chart Race no Flourish. Depois que você se cadastra na plataforma, você já terá acesso às quase infinitas possibilidades de templates que o Flourish nos dá.

A plataforma tenta agilizar ao máximo o nosso trabalho e já apresenta setups porntos de Bar Chart Race para a gente escolher. Tem desde o gráfico mais básico de barras, tanto na horizontal como na vertical. Tem também uma opção de barras na horizontal com destaques (highlights) – é possível destacar uma barra com cor diferente das outras. Também dá para inserir imagens no gráfico de corrida. São diferentes possibilidades dentro do Flourish.

Os tipos de Bar Chart Race que o Flourish disponibiliza (por Escola.jor)

Independentemente de qual você escolher, saiba que você pode ajustar tudo isso nas configurações do Bar Chart Race depois. Não se preocupe.

Que tipos de dados eu preciso ter?

Assista ao vídeo para entender essa parte com o apoio visual das configurações do Flourish, mas a recomendação é que você use o Bar Chart Race para trabalhar dados com um período temporal longo. Dois anos de dados, por exemplo, passam muito rápidos para um gráfico de corrida de barras. Com 10 anos, quem sabe, a gente já tem um gráfico de corridas que tem um tempo de visualização legal.

Você vai ver no exemplo do vídeo que os dados disponíveis representam quase 60 anos de acompanhamento do número de população em todos os países do mundo.

Principais configurações

Uma das principais características do Flourish é a capacidade de personalização dos projetos que você cria lá dentro. No vídeo a gente passa pelas configurações mais importantes de um Bar Chart Race: dá para configurar cores, espaçamento e tamanho das barras, quantidade de informações a serem exibidas durante a corrida…

O detalhamento você encontra todo no vídeo. É tanta informação que a gente criou capítulos específicos para, por exemplo:

Inserir imagens?

Configurar labels e linha do tempo

Configurar controles interativos do Bar Chart Race

Inserir cabeçalho, rodapé, título e subtítulo

Como publicar o gráfico animado?

Para publicar é simples. Você tem a opção “Export and Publish” em todas as visualizações que você desenvolve no Flourish. Ao clicar em Publicar, a plataforma já disponibiliza o link avulso do gráfico para você compartilhar por aí.

O mais legal é que o usuário já pode interagir com a sua visualização, com o seu bar chart race. Você também pode trabalhar com o Embed, copiando o código específico para incorporar a visualização no seu site, portal, blog, WordPress…

Outra opção interessante é você incorporar o seu gráfico animado diretamente numa apresentação no Canva (#ficaadica). Se você está fazendo uma apresentação e precisa mostrar números, gráficos e quer trabalhar com visualização, por que não trabalhar com o Canva direto?

Quer tirar dúvidas?

Deixa seu comentário aqui embaixo ou, também, acessa o nosso canal do YouTube para se inscrever e participar das discussões por lá.

Links úteis

https://flourish.studio

https://canva.com

Canal Escola.jor no YouTube

1 comentário

Clique no botão
para baixar